Dicas

Divorciar de Graça – aprenda o passo a passo

Divorciar de graça: Infelizmente o número de divórcios no Brasil depois das novas legislações que tornaram o divórcio menos burocrático está aumentando cada vez mais. Segundo especialistas o fator que mais influência nessa tomada de decisão é a falta de comunicação de muitos casais. O certo é que se o relacionamento não está bem para o casal é melhor separar, pois das discussões logo partem para agressão física e o final só tende a piorar.

Por esse motivo, trouxemos um tutorial para ensinar os casais que não têm condição financeira de arcar com processo de divórcio de como fazer isso sem a necessidade de gastar nada, ou seja, como fazer o divórcio de forma gratuita.

Fazer o Divórcio de Graça

divorciar de graça

Como se divorciar de graça no Brasil

  • O casal deve ir a um cartório civil localizado em sua cidade levando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento e declarar a intenção de divórcio.
  • Juntar documentos de possiveis bens (matricula da casa, documento do carro, contrato de financiamento);
  • Dirigir-se à Defensoria Pública no fórum/casa do advogado mais próximo da residência da mulher (o divórcio deve ser feito no domicílio da mulher.
  • O cartório irá então elaborar uma escritura pública atestando que o casal em questão se divorciou.
  • O custo normal desse procedimento varia entre R$ 500 e R$ 2.000, mas se o casal não tiver dinheiro, basta se declararem pobres, com isso terão acesso ao divórcio de graça.

No entanto, um detalhe muito importante é que o divórcio gratuito só é disponibilizado para separações amigáveis, ou seja, deve haver um acordo entre o casal para conseguir esse beneficio da justiça. Geralmente, mas pode depender da região os papéis do divórcio sairão em torno de 15 dias.
Portanto como podemos ver se divorciar no Brasil é muito fácil, lembrando que o divórcio é uma coisa séria que precisa ser muito bem pensada, então converse muito com o seu marido ou esposa e caso não tenha mais jeito peça o divórcio.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas