Casamentos

Entenda como funciona o casamento civil passo a passo

Esse é um tema que pode parecer simples, mas que pode ser tornar uma dor de cabeça para alguns casais. Como assim? Alguns casais ficam tão envolvidas com o casamento religioso e a festa que acabam esquecendo do casamento civil, quando lembram dele já está encima da hora e acabam se enrolando para conseguir casar a tempo do casamento religioso.

Para se casar no civil, os noivos devem apresentar alguns os documentos necessários ao cartório mais próximo da casa de um dos dois, com um prazo de aproximadamente 4 meses de antecedência para dar o início ao processo de casamento.

Entenda como funciona esse processo:

O que é casamento civil

O casamento civil é um contrato firmado entre duas pessoas com o objetivo de constituir uma família. Não havendo nenhum impedimento o juiz os declara casados.

O primeiro passo é o pedido de habilitação do casamento. Documentos necessários para habilitação do casamento.
Os noivos devem comparecer ao cartório mais próximo de casa com seus documentos originais e cópias autenticadas além de comprovante de residência (certidão de nascimento e RG ), além de duas testemunhas munidas de RG original, (ou os mesmos documentos com firma reconhecida), para se submeterem a um processo averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar. Se tudo estiver em ordem, o oficial certifica que os noivos podem se casar, e determina um novo prazo para que o casamento seja oficializado. Caso esse prazo seja perdido, será necessário reiniciar todo o processo do começo.

* Será preciso decidir qual o regime de união (comunhão parcial, universal ou separação total de bens), e comparecer na data determinada no cartório com as testemunhas, e os parentes e amigos mais próximos caso seja a vontade do casal.

Segundo passo: agendamento da cerimônia.
Depois do prazo de habilitação que leva em média 30 dias os noivos podem se casar, sendo que a cerimonia pode acontecer tanto no cartório – mais em conta – como marcar para o dia do casamento religioso o que aumenta um pouco o preço.
O casal deverá entrar em contato com o cartório e agendar a melhor data para o casamento.

Feito isso, a cerimônia será realizada no local e data agendada na presença do juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos e padrinhos. Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o juiz declarará efetuado o casamento civil, após a assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a certidão de casamento.

Ressalto que será preciso guardar um valor extra para as taxas e documentações que deverão ser pagas…

Add Comment

Clique aqui para postar um comentário

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas