Uncategorized

4 Formas de salvar um prato que ficou doce demais

Ao preparar receitas doces e salgadas, pode ocorrer delas ficarem muito doces, o que não é nada bom. Assim os pratos doces se tornam enjoativos, e, no caso do prato salgado, nem sempre o sabor adocicado é muito bem-vindo. Não se desespereexistem maneiras de se salvar um prato muito doce e elas são bem fáceis.

4 Formas de salvar um prato que ficou doce demais

É normal enquanto se cozinha cometer erros, afinal ninguém é perfeito. Então se você errou e a sua receita acabou ficando muito doce, fique tranquilo, pois há solução. O importante ao tentar consertar o seu prato é ir colocando aos poucos e ir experimentando, assim você consegue chegar ao ponto perfeito.

1. Ácido e amargo

Para quebrar o excesso de açúcar, experimente adicionar alimentos ácidos ou amargos. Colocar um pouco de suco de limão ou algum tipo de vinagre pode salvar um prato muito doce, pois eles equilibram o gosto do açúcar.

Outra opção é utilizar chocolate em pó sem açúcar quando for fazer algum doce que leva chocolate. Isso porqueo achocolatado em pó comum leva açúcar, deixando a receita ainda mais doce. Se o prato for salgado, experimente colocar folhas de rúcula ou couve para equilibrar o sabor.

2. Laticínios

Manteiga, leite, iogurte natural sem açúcar, creme de leite, chantilly, batido sem açúcar, ou até mesmo o queijo podem diminuir um sabor adocicado. Essa solução funciona mais em pratos salgados, mas em pratos doces também funcionam.

No brigadeiro, por exemplo, usar a manteiga com sal e/ou o creme de leite deixam o sabor muito mais suave, além do creme de leite deixar o brigadeiro muito mais cremoso. Ao fazer pratos que levam chantilly, experimente batê-lo sem açúcar para não saturar o doce da receita.

3. Diluir

Essa é uma das formas mais simples de se corrigir o açúcar nos pratos. Para isso, considere dobrar a receita, sem adicionar os ingredientes doces, ou adicionar outros ingredientes ou temperos para que ele se torne menos presente. Se for um molho de tomate, por exemplo, experimente adicionar mais tomates, pois seu sabor ácido vai quebrar a doçura do molho.

4. Apimentar

Essa é uma opção um pouco inusitada quando se trata de receitas doces, mas podem dar um resultado surpreendente. Já em receitas salgadas, essa alternativa não é tão arriscada. Você pode usar qualquer tipo de pimenta, sejam de molhos, as frescas ou em temperos secos.

Também podem ser utilizados outros temperos como gengibre, noz-moscada, cravo ou canela, que também têm um toque apimentado. O segredo aqui é ir adicionando aos poucos e provando, para evitar que o toque apimentado se torne excessivo principalmente se você não gosta muito de pimenta.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas