Uncategorized

Atividades para o dia das mães para berçário e maternal

A comemoração de dia das mães na escola é a mais aguardada do ano. Há quem pense que é o natal ou a Páscoa, mas a verdade é que as mães esperam muito da criatividade das professoras nesse di,a deixando-as com uma carga de responsabilidade afetiva enorme. Será que todas as mães irão gostar? Para darmos um relax nas professoras maravilhosas leitoras desse blog, vamos oferecer um cardápio de atividades e propostas criativas para que sua comemoração seja bastante elogiada pelas crianças e pelas mamães.

Atividades de Dia das mães

Sabemos que o  Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Essa data também varia de país para país e em alguns lugares é comemorada até mesmo em Dezembro.  Agende aí no seu planejamento a data mais próxima do segundo domingo, ou uma semana inteira dedicada às mamães.

Como organizar atividades para o dia das mães?

Se você se vê diante da obrigação de um show pirotécnico, saiba que  são simples as  homenagens para as mamães que mais marcam esse dia e emocionam. Caso sua escola tenha mais recursos, ouse nos materiais, escolha tudo de boa qualidade mas seja sempre simples, porque o amor das mães estará em ver a participação do seu filhote na ideia, e não nas habilidades da professora!  Pode perguntar a qualquer mãe que você conheça, ou até mesmo as mamães dos seus alunos.

Porta trecos feitos com E.V.A. e garrafa pet. (Foto: Internet)

Como a faixa etária do berçário e maternal ainda tem habilidades motoras muito limitadas, tenha isso em perspectiva. “O que eu consigo deixar para essas mães de lembrança dessa fase da criança?” O que pensar na hora de escolher as atividades para o Dia das mães? Eles já conseguem colar pequenos objetos? Ótimo, ajude-os a fazer algumas das atividades abaixo!

Criando um cartão de dia das Mães

Você vai precisar de papel cartolina, cola, tesoura e imaginação para deixar o cartão da mãe com muito carinho. Vale usar fitas, botões, adesivos, lápis de cor e tudo que puder para deixar o cartão lindo. Eles conseguem identificar fotos e fazer pequenos contornos? Observe a atividade abaixo e veja se eles irão se engajar nessa atividade incrivelmente afetiva :

Construindo o Mural do Coração para as mamães

Os alunos colocam no mural a sua foto e de sua mãe (se não tiver a foto, eles farão o desenho). Depois de algum tempo, o professor trocará as fotos dos alunos com as suas mães. Eles terão que perceber a troca e colocar de volta cada um com a sua mãe.


Recepção das mães no dia das mães na escola

Se você procura algumas atividades para entreter as mães no dia das mães da escola, aqui abaixo selecionei duas atividades conhecidas de quebra-gelo e Feedback. Você pode adaptá-las a realidade da sua escola. São algumas dinâmicas para fazer com as mães da sua turminha, veja abaixo essa dinâmica chamada “A teia”, veja como funciona:

Dinâmica para o dia das mães

Essa dinâmica é muito conhecida e íamos fazer nessa semana na ONG onde eu trabalho, para promover a integração de novos voluntários, porém para trabalhar no dia das mães é apenas uma questão de mudar as perguntas. Ela começa com  todos os participantes em círculo, podem estar sentados ou em pé.

Estando todos presentes o coordenador deve providenciar um rolo de barbante, segurando a ponta do barbante o rolo é lançado para um dos participantes, o coordenador sempre segurará a linha, esse participante, pode ser um aluno ou uma mãe deverá responder algumas perguntas previamente definidas como por exemplo:

  • Para uma mãe: O que você poderia dizer sobre como seu filho vê a instituição de ensino e o que pode ser feito para melhorar tanto nas instalações quanto no ensino.
  • Para um aluno: O que você gostaria de ser quando adulto e por quê?
  • Para um professor, pergunta de mãe: Como tem sido o progresso da sala de aula neste semestre?

E assim por diante, cabe ao coordenador preparar as perguntas e deixá-las no quadro negro para que pais, alunos e demais participantes possam ler ou se preferirem fazer suas próprias perguntas. Cada pessoa que recebe o rolo (barbante) deve responder uma pergunta, depois segura a linha e joga o rolo para outro participante, e assim por diante. No final teremos uma grande teia de barbante, nesse momento o coordenador deve explicar que essa teia representa os laços e relacionamentos criados durante a atividade e que devem ser mantidos para um progresso tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e pais.


Brincadeira para o dia das mães na escola

Descrição:

O orientador explica ao grupo de mães que quando a música tocar, todas deverão mover-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical, congelar o movimento e prestando atenção a solicitação que será feita pelo orientador. Quando a música recomeçar atender a solicitação feita. Orientador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.

Exemplo:

  • Com as palmas das mãos;
  • Com os ombros;
  • Com os cotovelos;
  • Com as costas;
  • Com os joelhos;
  • Com os pés;

Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, orientador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estarem de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar as companheiras e sentar.


Atividades artísticas para fazer na sala

Aqui são outras sugestões, para explorar na semana das mães. Veja as que a sua turminha vai conseguir e curtir fazer.

Atividades de mãe e filho com pintura

A criança do maternal  adora pintura, e desenhos sem preenchimento são fáceis de encontrar online com figuras de mãe e filho. A relação pode ser buscada em animais, então gatos e gatinhos, patos e patinhos ou girafa e seu filhote. Trata-se de uma alusão divertida aos pequenos e eles ainda treinam seus conhecimentos com nomes de animais. Lápis de cor ou de cera podem ser usados. Crianças com dois anos vão curtir a atividade ainda mais, que não deve ser muito longa para elas não cansarem.


Ligando os pontinhos

Desenhos apenas em pontos são entregues para a criança ligar os pontos e descobrir a imagem formada.

Quebra cabeça da mamãe

Nesta fase os pequeninos adoram brincadeiras que desafiam a sua mente. Eles se sentem espertos, mais inteligentes e por isso quebra-cabeças são muito bem vindos. Uma boa dica é usar quebra cabeça em papel. Dependendo da idade da criança, você aumenta a dificuldade da atividade pela quantidade de peças com desenho de mãe e filho ou filha ou de família de animais. É uma forma bem simples de deixar a atividade em aberto e é super simples de fazer.


Lembrancinhas para dia das mães berçário e maternal

Veja algumas sugestões e ideias que você pode fazer com os seus aluninhos em sala de aula, lembrancinhas para presentear as mamães neste dia tão especial! Olha que mimos!

Lembrancinha para o dia das mães: Ímã de geladeira


Sabonete de lembrancinha para o dia das mães


Toalhinha em formato de rosa para lembrancinhas


Ursinho de toalhinha para lembrancinhas de dia das mães


Lembrancinhas de dia das mães com garrafa pet


Atividades de dia das mães para imprimir

Agora selecionei algumas ideias de atividades para imprimir e fazer na aula da semana especial das mamães. Espero que gostem e aproveitem bastante!

 

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas