Turismo

Comboio solar passeia turistas pelos campos da Hungria

Na Hungria podes passear nas margens do rio Danúbio num comboio solar que anda graças aos painéis solares que tem no teto das carruagens, que transformam a luz do sol em eletricidade!

comboio solar paineis fotovoltaicos Hungria Turismo

O turismo é um setor com grande impacto na economia portuguesa, contribuindo com mais de 8% do PIB nos últimos anos, acima da média europeia que se situa perto dos 4%. Uma das grandes apostas deste setor tem sido os passeios turísticos, tanto nas cidades como recorrendo a linhas férreas desativadas.

Surgiu na Hungria um projeto interessante que combina o turismo com economia verde. “Vili” é o nome de um comboio turístico de carruagem única, criado pela Ipoly Forest Company, que utiliza a energia produzida por um painel fotovoltaico, instalado no teto da carruagem, com uma área de 9 m2.

comboio solar visitar Hungria

Como não depende de uma central elétrica, o Vili não necessita de fios para conduzir a energia, o que acontece com os comboios elétricos tradicionais, que recorrem à energia da rede ou de uma central solar fixa, sendo exemplo o comboio que faz a ligação Paris-Amsterdão (parte da linha).

A sua capacidade de uso e armazenamento energético contorna assim uma das maiores limitações deste tipo de veículos, em que é necessário tempo para recarregar as baterias. A tecnologia permite ainda a recuperação e armazenamento de energia em travagem, um sistema semelhante ao usado nos atuais carros de corrida da Formula 1, o que torna o comboio 100% autónomo.

comboio solar, hungria

Com uma velocidade a rondar os 25 km/h, permite um passeio relaxante enquanto se admiram as paisagens circundantes, num meio de transporte em que nenhum dos componentes usa qualquer tipo de energia poluente protegendo assim a área protegida onde circula, perto das margens do Danúbio.

O fundador Sandor Suranyi afirma que o maior obstáculo passa pelos elevados custos de manutenção que é necessário ultrapassar e, caso o balanço entre faturação e despesas for positivo, existe a possibilidade de os engenheiros desenvolverem um veículo, provavelmente maior e, assim, despertar o interesse de outros países do mundo.

A energia solar está cada vez mais desenvolvida e as suas aplicações são cada vez maiores. Exemplo disso é a estrada que transforma energia solar em energia elétrica – Solar Roadways, um computador que funciona com energia solar, ou ainda umgrelhador que cozinha alimentos através de energia recolhida em paineis solares.

Gostavas de fazer este passeio? 

Add Comment

Clique aqui para postar um comentário

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas