Uncategorized

Como limpar box de banheiro? Melhores dicas e truques

Quem nunca levou horas para limpar box de banheiro que atire a primeira pedra! O local de banho deveria ser sagrado. Mas a verdade é que tudo parece querer ficar grudado lá: cabelo, excesso de produto, oleosidade, pó e até mesmo os produtos de limpeza.

Volta e meia você se pega esfregando o box. O que geralmente acontece é que um lado sempre acaba por ficar mais limpo que o outro. E a não ser que você tenha uma mangueira de jato, nada parece funcionar.

Contudo não se desespere! Existem várias formas de deixar o seu box lindo e cheiroso sem ter que perder um final de semana inteiro na faxina. Confira!

Dicas para limpar box de banheiro

No dia a dia, você usa muitos produtos com corantes que nem se dá conta. Shampoos, condicionadores e até sabão líquido podem manchar o seu box. O rejunte é uma das piores partes. Principalmente se o seu é branco.

A maioria das pessoas comete logo o erro de encher o local de água sanitária alvejante, na esperança que vá branquear sozinho. Pode até funcionar no rejunte, mas não vai ajudar em nada no restante do box.

1. Em box de vidro não use produtos ácidos

O vidro do box é feito de um material que não reage bem aos produtos com pH ácido. Aquele alvejante que você tanto ama é justamente mais um desses produtos. Então a primeira dica é: se o seu box é feito de vidro, mude o seu método de limpeza já.

A água sanitária só vai causar mais manchas e ainda pode provocar sérios acidentes. Isso também vale para o cloro.

2. Nada de palha de aço!

Usar escovas, palha de aço e esponjas é coisa do passado. No seu arsenal de limpeza moderno, opte por utensílios de cerdas macias. Verdade seja dita, limpar box de banheiro não deve ser um esfrega-esfrega!

Os materiais, tanto de plástico, como de vidro, são sensíveis e cada vez que você esfrega mais, abrem ranhuras. Quanto mais ranhuras, mais sujeira acumulada. Esfregar acaba por gerar um grande ciclo vicioso. Se for optar por uma esponja, use o lado macio.

3. Use e abuse do detergente

Sim, ele mesmo, o detergente de louça. Esse é um dos melhores produtos para limpar box de banheiro. Ele é neutro e, por ser utilizado em peças de cozinha, possui menos abrasivos. Entre os seus componentes principais, estão produtos desengordurantes que ajudam a remover manchas difíceis.

Com aquela esponja macia, aplique o detergente em todo o box. Quando estiver tudo coberto de espuma é só enxaguar. Parece milagre, mas funciona.

4. Sabão em pó

Outro produtinho da sua dispensa que é ótimo para limpar box de banheiro é o sabão em pó da roupa. Todavia, sozinho ele não tem grande efeito. É preciso combiná-lo com outros ingredientes se o seu intuito é remover manchas mais difíceis, como daquela tintura de cabelo, por exemplo.

Confira como fazer uma pasta para deixar seu box brilhante!

Ingredientes

  • Sabão em pó: uma colher de sopa;
  • Bicarbonato de sódio: uma colher de sopa;
  • Álcool em gel: uma colher de sopa;
  • Vinagre: 1 xícara;
  • Água morna: 1 xícara.

Modo de preparo e de uso

1. Com cuidado, misture tudo em uma tigela alta.

2. Use uma esponja macia para aplicar a pasta no local desejado. De preferência, use luvas de borracha, para evitar queimaduras e alergias.

3. Deixe agir uns cinco minutinhos e enxague.

5. Mantenha o trilho limpo

Quando você fica muito tempo sem limpar o trilho, surgem até mesmo larvas por ali. Isso não é nada bom. Para se livrar desse incômodo, remova as portas do box, se possível e escove o trilho com uma escova de cerdas finas. Pode fazer isso apenas com água e sabão em pó.

Para finalizar, polvilhe bicarbonato no trilho limpo e deixe agira alguns minutos. Enxague tudo, recoloque as portas e limpe o ralo da mesma maneira. Se o seu box contém pedras, como granito e mármore, evite o uso do bicarbonato de sódio. Opte pelo vinagre, que também ajuda a esterilizar o ambiente.

6. Não deixe o mofo acumular

Ao menor sinal de mofo, limpe! Se você deixa os fungos acumularem não só eles crescem rápido, como são prejudiciais a sua saúde. Para se livrar do mofo, use uma garrafa com borrifador, cheia de água e duas colheres de sopa de vinagre branco.

Borrife bem a região e deixe agir alguns minutos. É normal que escorra pelo box partes do mofo. Depois use a esponja e o detergente para remover o resto. Enxague e deixe secar bem. É importante arejar o seu banheiro, para que fungos não proliferem.

7. Em vidros use papel-toalha

Papel-toalha e amoníaco são em conjunto a melhor opção para deixar vidros de box brilhando. Claro que você não vai fazer isso toda vez que toma banho. Porém pode fazer uma vez por semana ou a cada três ou quatro dias.

Jornal velho nem pensar, viu? É um mito pensar que esfregar jornal em vidro deixa-o limpo. Pelo contrário, os jornais soltam tinta e sujam ainda mais.

8. Limpe com frequência

Não espere a sujeira acumular e sair andando por aí. Se você limpar box de banheiro com uma certa frequência, nunca precisará fazer aquela faxina mais profunda. Você pode até fazer um calendário na sua casa e dividir as tarefas com os seus filhos.

Assim, seu banheiro se mantém limpinho por mais tempo e livre de quaisquer microrganismos causadores de doenças.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas