Uncategorized

Como tirar a baba do quiabo: 7 alternativas testadas e aprovadas

O quiabo é um vegetal bastante popular no Brasil, embora muitas pessoas torçam o nariz só porque ele libera uma baba ao ser preparado. Porém, se esse é o único problema que impede você de aproveitar seu sabor e benefícios, considere resolvido. Veja 7 maneiras de tirar a baba do quiabo e comê-lo tranquilamente.

7 Formas de tirar a baba do quiabo

Além de ser muito versátil na cozinha, o quiabo também é muito nutritivo. Então vale a pena aprender a prepará-lo e começar a utilizar esse vegetal nas suas receitas. Veja as opções abaixo e faça o teste em casa para ver qual resultado você prefere.

1. Limão

A primeira dica, que talvez seja a mais popular, é utilizar limão para tirar a baba do quiabo.

Ingredientes

Quiabo: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto;
Limão: suco de 1 unidade;
Óleo: 1 fio.

Modo de preparo

  1. Comece lavando-os bem, secando com um pano de prato limpo, tirando as pontinhas e cortando em rodelas ou em pedaços maiores, como preferir;
  2. Depois, leve ao fogo o óleo para aquecer, coloque os quiabos, tempere com sal e pimenta e vá mexendo;
  3. Quando eles começarem a soltar a baba, despeje o suco de limão por cima e continue mexendo até a baba começar a reduzir e desaparecer;
  4. Eles vão ficar fritinhos, bem temperados e sem baba para servir ou adicionar a outra receita.

2. No micro-ondas

Se você gosta de praticidade, saiba que também é possível usar o micro-ondas. O segredo está no preparo antecipado do quiabo e em deixá-lo bem separadinho para cozinhar.

Ingredientes

Quiabo: a gosto;
Azeite: a gosto;
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece higienizando-o. Lave-o muito bem e depois seque bastante, um a um, com um pano limpo ou papel toalha;
  2. Para ter um melhor efeito, faça esse processo no dia anterior ou horas antes do preparo para que ele fique bem sequinho;
  3. Depois, corte-os em rodelas e disponha em um prato, sem deixar que fiquem um por cima do outro;
  4. Tempere com sal e azeite e leve ao micro-ondas por dois minutos. Pode ser necessário um pouco mais de tempo, de acordo com a potência do seu aparelho.

3. Refogado

A terceira alternativa é simplesmente fazendo o quiabo frito na panela. O segredo é ter paciência para esperar a baba desaparecer. Veja como se faz:

Ingredientes

Quiabo: a gosto;
Óleo: 1 colher (sopa);
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece lavando e secando muito bem os vegetais. Depois retire as pontas e pique em rodelas;
  2. Em seguida, coloque o óleo para aquecer em uma panela. Adicione os quiabos, tempere com sal e vá mexendo;
  3. Nesse momento, conforme esquentam, eles vão liberar a baba. Continue mexendo de vez em quando, em fogo médio/baixo, até perceber que a baba está reduzindo. Mais alguns minutinhos e ela vai sumir.

4. De molho no limão

Essa maneira também é feita com suco de limão, como na primeira. Só não é direto na panela. Você só vai precisar lavá-los, cortar as pontas e deixar por meia hora de molho em uma vasilha somente com suco de limão, sem água. Depois seque e use nas suas receitas.

5. De molho no limão com vinagre

Se por acaso não se sentir satisfeito com a dica anterior, pode experimentar misturar vinagre no suco de limão. A proporção é 2 colheres (sopa) de vinagre para suco de 3 limões. O procedimento é o mesmo. Lave-os, corte as pontas, mas deixe apenas 15 minutos de molho. Depois seque e use nas receitas.

6. De molho em água

Também é possível fazer com que o quiabo libere toda a sua baba somente com água. Só que para isso vai precisa de mais tempo. Lave-os, corte as pontas, coloque de molho em uma panela cobertos com água e deixe na geladeira durante toda a noite. No dia seguinte, escorra, enxágue e seque para usar nas receitas. É uma maneira mais demorada, porém evita que eles fiquem com qualquer sabor ou aroma de vinagre e limão.

7. Com vinagre

Por fim, a dica é tirar a baba do quiabo com vinagre. Nessa alternativa ele será cozido em água. Muito fácil e rápido de fazer.

Ingredientes

Quiabo: 10 unidades;
Água: 1 litro;
Vinagre: 10 mililitros.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma panela com água para ferver;
  2. Assim que levantar fervura, adicione à água 10 mililitros de vinagre;
  3. Lave bem os quiabos e seque. Tire as pontas. Não precisa picar;
  4. Coloque-os na água com vinagre e deixe ferver durante três minutos;
  5. Escorra e corte em pedacinhos para conferir que a baba foi embora. Agora é só utilizar na receita que quiser.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas