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Elimine a Retenção de Líquidos em 5 Etapas Fáceis

O inchaço, a inflamação das pernas e dos pés são sintomas desagradáveis de retenção de líquidos. Existem 3 tipos diferentes desta condição: o primeiro (retenção de fluidos) é causado por doenças graves, como coração, tireoide, artrite ou lúpus. Os outros 2 tipos são cíclicos e de retenção em geral. Eles estão associados ao estilo de vida que levamos e aos ciclos menstruais das mulheres. Este tipo de inchaço não está sujeito a tratamento médico urgente.

A retenção de líquidos detectada por médicos deve ser tratada por especialistas. Mas além de consultar seu médico, você pode seguir estas dicas para evitar e tratar a retenção de líquidos.

Principais sintomas de retenção de líquidos:

  • Podemos nos sentir mais pesados que o normal ou ficar menos ativos.
  • Sangramento na pele
  • Alterações de peso
  • Inchaço, especialmente na área abdominal
  • Inflamação no abdômen, face e quadril.
  • Inchaço das pernas e tornozelos.
  • Rigidez articular

Como reduzir a retenção de água e também regular o seu peso?

1. Elimine o estresse de sua vida

O estresse é uma reação do nosso corpo a uma situação perigosa ou complexa. Como parte da resposta de luta ou fuga, as glândulas suprarrenais liberam cortisol (também conhecido como hormônio do estresse). E de acordo com um estudo, isso aumenta a retenção de líquidos. Se você quiser eliminar o inchaço e rigidez nas articulações, pratique técnicas de respiração, ioga e ande todos os dias durante uma hora. Você também pode usar a técnica de elevação de pernas.

2. Se possível, relaxe numa sauna

Ir à sauna é outra maneira de reduzir a retenção de água e relaxar. De acordo com um artigo publicado pela Escola de Medicina de Harvard, a transpiração começa quase imediatamente depois de entrar em um desses lugares. A pessoa perde aproximadamente 568 mililitros de suor durante uma breve estadia numa sauna.

3. Exercite-se

Se você tem um emprego sedentário e passa mais de 7 horas sentado, com certeza notou que suas pernas e tornozelos estão inchados quando você chega em casa. Ficar sentado por muito tempo pode causar retenção de líquidos e sintomas associados. Para evitar isso, torne sua vida mais ativa: vá à academia, caminhe até o trabalho, corra ou vá para a piscina.

4. Melhore seus hábitos alimentares

Comer alimentos ricos em proteínas, como a vitamina B6, e adquirir o potássio e o magnésio necessários também podem ajudar a diminuir a retenção de água. Esses produtos incluem: ovos, peixe cavalinha, alcachofra, beterraba, salsão, abacate, abacaxi, damasco, figo, aspargo e chocolate amargo. Tente evitar alimentos com alto teor de sal, como queijo cottage, aveia instantânea, biscoitos, bebidas e alimentos processados.

5. Durma mais e melhor

A falta de sono tem um impacto negativo na nossa saúde e pode causar problemas graves, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Os cientistas confirmam que dormir mal ou não dormir o suficiente também pode afetar os nervos renais que regulam nosso balanço hídrico. Lembre-se que se você acordar cansado e constantemente procurar a oportunidade de tirar uma soneca, provavelmente precisará dormir mais à noite ou mudar sua rotina de sono. Tente sempre ir dormir no mesmo horário, de preferência antes das 11h30 da noite.

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