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Esteira emagrece? Quanto tempo devo caminhar para perder barriga?

Será que fazer esteira emagrece mesmo? Dá pra confiar?

Ao entrar em uma academia com o objetivo de perder peso, a primeira coisa que ouvimos de qualquer treinador, é que o treino deve começar com a esteira.

No entanto, nem todo mundo tem a aptidão que gostaria para seguir estas recomendações, deixando a dúvida no ar de que os minutos gastos no aparelho, só serviriam para esgotar a disposição dos treinos.

Por isso, o Site de Beleza e Moda fez um levantamento das principais dúvidas sobre esse assunto. Então dá só uma olhada.

Veja Também: Cerveja engorda ou emagrece?

Andar na esteira seca a barriga?

Será que é possível emagrecer fazendo esteira?

A caminhada é uma das formas mais simples de se gastar calorias, onde independentemente do peso que você tenha, é possível ter bons resultados.

Agora, se a esteira emagrece ou não, tudo depende da frequência e constância com que se pratica esse tipo de exercício aeróbico.

Se for feita de maneira correta e contínua, a esteira é um gatilho rápido para você perder gordura abdominal.

Sem falar, que o bom da esteira, é que você consegue ter um controle maior dos resultados e objetivos da sua atividade.

Nela é possível estabelecer:

  • tempo de caminhada
  • distância percorrida
  • velocidade
  • batimentos cardíacos
  • gasto calórico

Assim, para quem está começando, o ideal é ir devagar, aumentando o ritmo conforme o corpo for se adaptando a novas intensidades.

Veja Também: Correr na esteira é tão eficiente quanto correr ao ar livre? O que é melhor? Mitos e verdades sobre a corrida

Quem quer emagrecer deve exercitar quanto tempo por dia?

Mulher ajustando a painel da esteira

O tempo de treino para quem quer perder peso segue a individualidade biológica de cada um, ou seja, varia de pessoa para pessoa.

Os iniciantes por exemplo, podem começar com caminhadas rápidas de apenas 15 minutos, por pelo menos 3 vezes na semana.

Depois de 2 ou 3 semanas, é possível dobrar esse tempo, com 30 minutos de caminhada, 5 vezes na semana.

Para quem não tem a esteira em casa e mora longe dos parques e academias, dá pra adequar o treino para 3 vezes na semana, durante 60 minutos cada.

Contudo, muita gente acha que fazer esteira emagrece só quando o treino é de corrida.

Mas calma, que essa é uma dúvida muito comum e vamos responder ela a seguir.

Veja aqui o relato da mulher que emagreceu 42 kg fazendo caminhada na esteira

Correr ou caminhar na esteira: o que é melhor para perder peso?

Correr ou caminha na esteira? Qual é o melhor método para perder peso?

A corrida ou a caminhada na esteira proporcionam igualmente o aumento de endorfinas no nosso corpo, trazendo mais autoestima e sentimento de dever cumprido.

Embora possa parecer que a esteira emagrece só quando se está correndo nela, a caminhada também proporciona um resultado semelhante.

Isso se o treino for adequado e com um bom planejamento, é claro.

No entanto, a corrida pode sim queimar mais calorias, mas o segredo está onde menos imaginamos.

Acontece que ao correr, nosso organismo secreta um hormônio inibidor de apetite, ajudando ainda mais a secar a barriga.

Essa constatação foi feita em um estudo na Universidade de Wyoming nos EUA.

Nele, um grupo de pessoas, comeram 200 calorias a menos do que gastaram, após terem corrido durante uma hora.

O resultado é gigantesco, já que o outro grupo do estudo, caminhou durante o mesmo tempo e acabaram comendo 50 calorias a mais do que gastaram.

Quantas calorias são gastos em 1 hora de exercícios na esteira?

Para descobrirmos isso, é preciso fazer um cálculo bem simples.

Pegue a duração do exercício, e multiplique pelo seu peso e o quilômetro a ser percorrido.

Pronto, esse é o gasto calórico que você terá.

Confuso?

Olha esse exemplo:

  • Peso = 100 kg
  • Velocidade = 5 km/h
  • Duração do exercício = 1 hora

Então a conta é: 100x5x1= 500kcal

Se o tempo da atividade, for menor ou maior que uma hora, use a quantia de 0,25 no cálculo para representar cada 15 minutos.

Conheça o poder de transformação de uma simples caminhada de 1 minuto

Bom, que a esteira emagrece, você já sabe que sim, porém, lesionar durante uma atividade física é mais fácil do que descascar uma laranja, acredite!

Então para que isso não aconteça, atenção a…

Postura correta

Mulher caminhando na esteira

Para alcançar todos benefícios da caminhada e evitar dores na cervical, lombar, pés, quadril e joelhos, durante a caminhada ou corrida na esteira, mantenha:

  • a cabeça alinhada com a coluna
  • queixo para frente, paralelo a esteira
  • ombros voltados para trás
  • cotovelos dobrados a no máximo 90 graus
  • abdômen contraído, deixando a coluna reta

Além disso, na hora de caminhar, pise com o calcanhar antes do resto do pé, e justamente por isso, tente usar um bom tênis macio, ou com amortecimento.

Quem já tem problemas nos joelhos, pode optar pelo simulador de caminhadas ao invés da esteira, trabalhando os glúteos e as pernas.

Só não se esqueça, que essas dicas previnem que você tenha que interromper o seu projeto de emagrecimento por causa de uma lesão.

Veja aqui 6 coisas que você não deve fazer quando correr no frio

Exercitar na esteira é a maneira mais eficiente de acelerar o emagrecimento?

Exercícios que mais gastam calorias

Sem dúvida alguma que esteira ajuda emagrecer, entretanto vale ressaltar, que somente treinar no aparelho não seria a melhor maneira de turbinar a sua perda de peso.

Isso porque intensificar o treino com outras atividades simultâneas, como a musculação, crossfit, GAP e treino H.I.T, são as melhores formas de acelerar o seu projeto de emagrecimento.

Além do mais, uma boa reeducação alimentar é a base primordial para perder peso.

Sendo assim, não deixe de conferir quais são os 7 alimentos que não te deixam emagrecer e que você talvez não sabia.

Fontes: Mundo Boa Forma, Ativo, Globo Esporte

Imagens: shutterstock

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