Uncategorized

para quem e quando é indicado [RESENHAS]

iStock

Hoje, a maioria das pessoas tem consciência de que é preciso se proteger do sol, especialmente em situações de grande exposição a ele, como praia ou piscina. E o bloqueador solar costuma ser o produto mais indicado nesses casos, por prometer uma proteção mais intensa.

Uma dúvida muito comum, aliás, diz respeito às diferenças entre o protetor/filtro solar e o bloqueador solar. Mas, é importante saber que eles são produtos que, embora tenham a mesma função (de proteger), agem de formas diferentes, sendo assim, cada qual mais ou menos indicado para cada tipo de pele e/ou de situação. Esclareça abaixo suas principais dúvidas sobre o uso do bloqueador solar.

Bloqueador solar: para que serve?

iStock

Fernanda Casagrande, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que o bloqueador solar protege a pele contra os raios nocivos do sol. “Forma um escudo protetor, impedindo a queimadura solar e protegendo contra o câncer de pele”, diz.

Entre as principais vantagens deste tipo de produto, a dermatologista destaca:

  • Previne o envelhecimento precoce da pele;
  • Previne contra o câncer de pele;
  • Protege contra queimaduras solares;
  • Protege contra manchas solares;
  • Oferece alta proteção, sendo ideal para determinados tipos de pele que precisam de um cuidado maior.

Como possível desvantagem, o bloqueador solar apresenta textura mais grossa e esbranquiçada quando comparada à textura dos protetores solares, característica que pode desagradar algumas pessoas.

Leia também: Como se proteger do sol: apenas o protetor solar não é suficiente

Bloqueador solar e protetor solar: qual a diferença?

iStock

Confira quais são as principais diferenças entre estes dois tipos de produto, de acordo com a dermatologista Fernanda Casagrande:

  • Bloqueador solar: a dermatologista explica que os bloqueadores devem conferir um grau maior de proteção, pois possuem ativos que bloqueiam a passagem do sol. “Normalmente não possuem a cosmética muito agradável, pois são mais grossos e esbranquiçados”, diz. A maioria dos bloqueadores solares contém óxido de zinco ou dióxido de titânio na composição.
  • Protetor solar: Fernanda destaca que os protetores conferem uma proteção química. “Ou seja, diferentemente do bloqueador que bloqueia a passagem dos raios UV, os protetores permitem a passagem do sol, porém, quando ele chega na pele, essa radiação é convertida em calor e não causa danos”, explica.

“Costumo indicar os bloqueadores em situações mais extremas de sol, como exposição na praia, piscina ou atividade física no sol. Para não ficar tão desagradável de usá-lo, costumo recomendar a sua aplicação e, por cima, um filtro com cor”, diz Fernanda.

A dermatologista ressalta que o bloqueador é de extrema importância para pessoas que possuem manchas solares, histórico de câncer de pele e alergias solares. “Já os filtros químicos (filtro/protetor solar), costumo indicar no dia a dia, mas com fator no mínimo 30. Eles possuem uma cosmética mais agradável e conseguem ter o toque extremamente seco”, acrescenta.

Bloqueador solar: os melhores produtos e onde comprar

Assim como no caso dos protetores solares, existem várias opções de bloqueador solar. Analisar a qualidade da marca, o fator de proteção (FPS) e a textura do produto são alguns dos fatores que você deve levar em conta no momento da compra. Confira algumas opções de bloqueadores solares que costumam ser bem avaliados:

1. Bloqueador solar Sundown

Dicas de Mulher

É indicado para peles extremamente sensíveis ao sol. Promete alta proteção contra queimaduras solares, além de prevenir rugas e manchas solares.

Leia também: Saiba como usar a babosa no rosto para uma pele super-hidratada

“O Sundown FPS 50 da Johnson & Johnson dá conta do recado, pele sempre do mesmo tom, e isso é o mais importante” – Vaidade Derme

2. Bloqueador solar Expertise L’oreal

Dicas de Mulher

O bloqueador pode ser usado tanto no rosto como no corpo, oferece alta proteção contra os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras do sol, e promete prevenir o envelhecimento precoce (rugas e manchas solares).

“Ele não deixa resíduos brancos, o que é ótimo, e acho que é um excelente protetor solar para o corpo, porque entrega uma proteção alta, tanto em relação aos raios UVB (FPS 60) quanto aos raios UVA” – Ju Lopes (Juro Valendo)

3. Bloqueador solar Whitgel Episol

Dicas de Mulher

Formulado para peles oleosas, o bloqueador conta com tecnologia Très Sec, que promete absorver a oleosidade da pele, promover um toque seco e efeito matte, além de proporcionar suavidade.

“Eu tenho a sensação que minha pele está sendo extremamente protegida, como se formasse uma película em volta do meu rosto e nada passasse por essa proteção.” – Daiane Carrasco (Jeito de Menina)

Leia também: Lip Balm: para que serve e quais os melhores do mercado

4. Bloqueador solar facial Actsun FPS 30

Dicas de Mulher

O bloqueador solar garante proteger a pele contra os efeitos nocivos causados pelas radiações UVA/UVB, além de evitar o envelhecimento precoce. Conta com textura suave e de fácil absorção.

“Achei a textura do Actsun FPS 30 uma das melhores de protetor solar de tooooodas. É bem aquosa e não deixa brilho no final. A absorção é bem rápida, mas só deixa a pele um pouquinho esbranquiçada no início, mas nada demais. A pele fica com o toque sequinho sem esfarelar o protetor.” – Gabriella Zacche

5. Adcos Bloqueador Solar Hidratante Tonalizante

Dicas de Mulher

O produto promete proteção contra os raios UV e também às rugas precoces, além de hidratar a pele. Oferece rápida absorção, toque seco e efeito matte, não provocando cravos e espinhas.

“O protetor em si é ótimo, tem uma textura firme, que exige que você tenha um pouco de paciência na hora de espalhar, mas ao mesmo tempo tem que ser rápida porque ele seca em segundos!” – Jessica Iervolino

Agora você já sabe que existem diferenças importantes entre o bloqueador solar e o protetor solar. Assim como existem várias opções de bloqueadores solares à venda no mercado, tanto faciais como corporais. Por isso, a dica é consultar seu dermatologista de confiança para saber qual é o produto mais indicado para você.

Esteja também sempre atenta à embalagem dos produtos, pois muitas pessoas acabam comprando, por exemplo, protetor achando que é bloqueador (e vice-versa). Conheça também ótimas opções de protetor solar com base.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas