Uncategorized

Shampoo de café: benefícios e como fazer em casa

Quem não gosta de uma boa xícara de café? Seja de manhã para enfrentar o dia ou no final da tarde para recompor as energias. O que você não imagina é que ele pode fazer bem também par ao seu cabelo. O shampoo de café traz inúmeros benefícios para os fios, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

6 Benefícios

Ao mesmo tempo em que os benefícios do café para a saúde são muitos, as suas madeixas também podem ficar mais bonitas e saudáveis.

1. Acelera o crescimento

Ele ajuda o cabelo a crescer mais rápido, pois estimula o folículo capilar. Por causa disso, acelera a produção de fios novos, e assim também faz com que os fios fiquem ainda mais longos.

2. Diminui a queda de cabelo

A cafeína faz com que o cabelo cresça mais forte, o que ajuda na redução de quedas. Ela também é capaz de prevenir a calvície, pois bloqueia o hormônio que a desencadeia.

3. Melhora a textura do fio

Transforma o cabelo de dentro para fora, o deixando nutrido já na primeira aplicação. A cafeína é absorvida totalmente pelos fios e folículos, então melhora a estrutura do cabelo e, consequentemente, a textura do fio.

4. Deixa o cabelo mais brilhante

Além de deixar o cabelo com uma textura melhor, ele deixa o cabelo mais brilhante. Isso acontece que porque o pH do café é baixo, fazendo com que as cutículas dos fios fiquem mais lisinhas. Como resultado, o cabelo reflete mais luz tornando-se mais brilhante.

5. Função antioxidante

O café possui componentes na sua fórmula que combatem os radicais livres. Esses são os responsáveis por danificar as células devido aos oxidantes. Então o poder antioxidante mantém a saúde das células e previne que elas envelheçam.

6. Ação esfoliante

Fazendo um peeling capilar, ele remove as células mortas do seu couro cabeludo, o que o deixa mais limpo e menos oleoso. A ação esfoliante do shampoo também promove a circulação do couro cabeludo, que resulta em cabelos que crescem mais rápidos e de forma mais saudável.

Como fazer

É muito simples de fazer em casa, levando menos de 5 minutos para ficar pronto. São necessários somente dois ingredientes para o preparo, mas os benefícios são muitos.

Ingredientes

Shampoo: 300 ml de uma fórmula sem sal;
Café: 3 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em um recipiente limpo e seco (pode ser aqueles próprios para shampoo vendidos em perfumarias), coloque o pó de café com a ajuda de um funil;
  2. Em seguida, adicione o shampoo ao recipiente;
  3. Feche a tampa e mexa bem o recipiente, para que o shampoo fique bem misturado;
  4. Espere 24 horas para começar a usar.

Como usar

Para lavar o cabelo com este shampoo não há muita diferença do convencional. Utilize a quantidade que está habituado e aplique no cabelo e couro cabeludo já molhados.

Faça uma pequena massagem no couro cabeludo utilizando as pontas dos dedos em movimentos circulares para ativar a circulação do local. Deixe o shampoo de café agir por alguns minutos e depois retire-o com água em abundância, para que não fique resíduos do café.

O shampoo de café pode substituir o shampoo convencional sem nenhum problema, usando-o duas ou três vezes por semana.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas