Uncategorized

Síndrome da morte súbita do bebê

A síndrome da morte súbita é algo ainda muito misterioso para pais e para a medicina. Sabemos que ela existe e que é a maior causa de morte em bebês com menos de 1 ano. Porém, não existe comprovação científica a respeito da síndrome.

No entanto, o que é essencial sabermos é que é possível preveni-la. E a principal delas, é o jeito de colocar o bebê para dormir. O melhor jeito de colocar o bebê para dormir é de barriga para cima (ou de lado) e em seu próprio berço. Colocar o bebê para dormir na cama dos pais, por exemplo, é perigoso. Isso porque os riscos de sufocamento são maiores.

Nesse post, a Dra. Paula Beatriz Fettback, médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica de maneira simples e direta o que é a síndrome da morte súbita, os fatores de risco e como preveni-la.

O que é a Síndrome da Morte Súbita do Bebê

A tão temida Síndrome da Morte Súbita do Bebe (SMSB) é definida quando o bebê morre sem uma causa determinada. Apesar de ser a principal causa de morte até 1 ano de vida é uma enfermidade pouco discutida. Embora seja conhecida pela maioria dos pais, é um desafio para os médicos pediatras. A incidência é maior entre os 2 e 4 meses, sendo que 90% dos casos ocorrem até os 6 meses.

Quais os fatores de risco da Morte Súbita

Entre os principais fatores de risco estão:

  • a posição de bruços do bebê durante o sono, principalmente por longos períodos noturnos e sem supervisão;
  • dormir na cama dos pais ou dos irmãos;
  • imaturidade do tronco cerebral do recém nascido, responsável pela coordenação dos movimentos respiratórios;
  • fraldas muito apertadas na barriga;
  • extremos de temperatura e a presença de colchões muito moles, cobertores, lençóis ou travesseiros no leito do bebê;

Recém-nascidos prematuros e com baixo peso têm uma probabilidade maior para a Síndrome. Além de histórico familiar – antecedente de morte súbita nos irmãos – também é um sinal de alerta.

Como reduzir os casos de morte súbita

Para reduzir os casos de morte súbita a Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam no quarto dos pais, em berço separado, até os 6 meses de vida. Outras medidas recomendadas para diminuir os riscos da SMSB são uso da chupeta durante o sono, evitar acessórios, decorações, cobertores e travesseiros nos berços, usar um colchão firme e estimular a posição de dormir de barriga para cima.

Também são consideradas medidas preventivas evitar tabagismo ou contato próximo com cigarro na gravidez, não usar medicações sem indicação durante a gestação, fazer um pré-natal adequado, uma vez que mulheres que não seguem o pré-natal apresentam maior incidência de morte súbita no recém-nascido, e não deixar de amamentar o bebê.

Embora todas as explicações sobre este grave problema não estejam totalmente elucidadas a prevenção e as informações são ferramentas importantíssimas que devem ser difundidas por todos os familiares, pessoas e profissionais envolvidos na gestação e início da vida do bebê.

Você já conhece o Canal Macetes de Mãe no Youtube? Ou já segue o Macetes de Mãe no Instagram? Não perca as nossas dicas nessas redes sociais também.

Tunadosnet
MimoKids
Portal Dicas